Gentleman's Vintage Boat

Barco classificado na classe de Vintage Boat, com 30 pés de comprimento, data de 1967. Na sua construção foram usados os desenhos da famosa marca Americana Chris-Craft, construído todo em madeira nos estaleiros de João Brites, em Lisboa. Este bonito e confortável barco foi inicialmente de uma família Portuguesa que usava o Barco para lazer no Estuário do rio Tejo.


Tinha uma cabine de proa para um casal, uma sala interior para refeições e de estar, que se convertia em quarto para os filhos e uma casa de banho. Ao fim de 20 anos, em 1987 foi adquirido e restaurado por uma empresa de Gás, tendo sido reconvertido para o transporte de clientes e administradores dessa empresa. Passados outros 20 anos e como por força do destino a Pipadouro adquire este barco e volta a ser restaurado, dando origem ao Pipadouro II.


Com este último restauro foi equipado com um novo sistema de segurança, de ar condicionado e de tratamento de resíduos, tendo sido todo adaptado para que voltasse a ter o conforto e o glamour dos anos 60. Foram responsáveis por esta grande intervenção os estaleiros Jaime Costa & Fos sediados em Sarilhos Pequenos no Montijo, que tem a particularidade de ser única empresa em Portugal a restaurar e construir 'Canoas à vela' barcos tradicionais em madeira do rio Tejo desde 1955.

Temos a informação de que existe um segundo barco gémeo, que se encontra ainda a navegar.