Na Pipadouro procuramos, incessantemente, oferecer e dar a conhecer o melhor do Douro a quem nos procura para realizar as suas viagens neste “reino vinhateiro”.  Por isso preparámos para os nossos clientes um novo programa: “Um dia no Douro – Experiência Quinta do Ventozelo”. Na Quinta do Ventozelo encontrámos um verdadeiro “teatro dos sentidos”, como eles próprios se descrevem. Uma quinta rica em história, com as primeiras referências a datar 1288 e uma extensão que a torna uma das maiores de toda a região do Douro.

No dia 25 de julho, embarcámos a bordo do nosso “Pipadouro II” no nosso cais privado no Pinhão, e rumámos em direção ao Tua, num passeio tranquilo a contemplar a paisagem única e deslumbrante que só o Douro nos oferece, desenhada pelas mãos de todos os homens que construíram todos aqueles muros em xisto, criando socalcos únicos, sem imaginarem que, um dia, todo aquele trabalho seria reconhecido como Património Mundial da UNESCO.

A primeira parte da viagem teve a duração de 1 hora e 30 minutos. Nesse período desfrutámos de um Gin da Quinta do Ventozelo, um cocktail de elegância e autenticidade únicas e sabor incrível, preparado apenas com água tónica e bagas de zimbro, seguindo a sugestão do produtor, acompanhado de amêndoas do Douro torradas, bôla de carne regional e cavacas húmidas de Resende.

Chegados ao Cais da Quinta do Ventozelo, aproveitámos o agradável espaço que a Quinta oferece junto ao Rio, mas rapidamente subimos para o jipe que nos levou até ao hotel e, instantaneamente, ficámos arrebatados com tão belo anfiteatro sobre o Douro. Uma paisagem que merece ser contemplada sem pressas, num momento em que sentir a natureza que nos envolve seja infinito. Tivemos oportunidade de passear pela Quinta e conhecer alguns dos seus incríveis recantos antes de chegar à Cantina, onde nos esperava um delicioso almoço com harmonização dos vinhos do Ventozelo.

A Cantina do Ventozelo prima pelo seu projeto sustentável, privilegiando os produtos cultivados na própria quinta e os produtos locais, tornando esta experiência gastronómica ainda mais autêntica. Iniciámos a refeição com uma deliciosa seleção de entradas, acompanhadas por um vinho branco monocasta – Quinta do Ventozelo Viosinho –, um vinho surpreendente onde a fruta é realçada pela sua frescura. O prato principal foi cabrito assado com arroz de enchidos e só podemos dizer que este foi um dos melhores cabritos assados que já comemos, que acompanhado pelo  tinto Quinta do Ventozelo Blend, um vinho rico em fruta, denso e com um final de boca prolongado, tornou esta refeição num momento que ficará por muito tempo na nossa memória.

E como não poderia deixar de ser, finalizámos o repasto com uma sobremesa surpreendente, pudim de Alva, tão delicioso que não conseguíamos parar de comer, não fosse o Quinta do Ventozelo LBV, que mais uma vez, temos de confessar, um dos melhores que já provámos, com uma maturidade e suavidade incríveis, uma força de aromas perfeita e uma boca macia mas intensa. A esta hora já começávamos a sentir alguma nostalgia, pois sabíamos que o nosso dia estava prestes a terminar. No entanto animava-nos saber que o regresso seria feito novamente a bordo do “Pipadouro II”, um barco vintage cheio de charme e muito acolhedor.

Regressamos ao cais, novamente de jipe, e subimos a bordo. A viagem de regresso teve duração de 30 minutos, o tempo perfeito para relaxar e no meio de boas gargalhadas e conversas entre amigos despedimo-nos deste “Um dia no Douro – Experiência Quinta do Ventozelo”.