Friendship I

Barco inglês de 1957, um Wooden Yacht Classic com 66 pés de comprimento, construído nos estaleiros já extintos da E.F. Elkins em Christchurch no Sul de Inglaterra.

Possui um casco duplo em madeira de Mogno das Honduras, rebitado a cobre, que lhe confere um valor acrescentado tanto em segurança como em valor, propulsionado por dois motores GM de 308 HP.

O Friendship I surgiu de um pedido da Royal Navy de dois barcos iguais. Tinha, e mantém, as características fundamentais para este tipo de missão, que eram a velocidade de navegação, a segurança e a autonomia.

Como se trata de um Barco Inglês o conforto não podia deixar de ser uma característica, pois tratava-se de um Barco das mais elevadas patentes da Marinha Inglesa, a Pipadouro orgulha-se de ainda ter um Oporto Wine Decanter em cristal que se encontra no Bar desde a sua primeira missão.

O Friendship I esteve ao serviço da Marinha Inglesa e tinha como missão o transporte dos Almirantes nas suas deslocações a alto mar para a troca de oficiais nos navios de guerra.

Durante o ano de 2007 foi sujeito a uma cuidadosa recuperação mantendo a sua estrutura original. Foi adaptado com um inovador sistema de segurança, ar condicionado e tratamento de resíduos, tornando este clássico dos anos 50 equipado com a melhor tecnologia do século XXI. A recuperação teve lugar no estaleiro naval “O Navegador”, considerado um dos três melhores estaleiros navais mundiais na reconstrução desta classe de barcos.

Em 2021, volvidos 14 anos, o ‘Friendship I’ foi submetido a um minucioso restauro, agora na “Douro Marina”, preservando as características únicas do barco, mantendo a sua imponência e salvaguardando a sua longevidade.

Saber mais

Pipadouro II

Barco classificado na classe de Vintage Boat, com 30 pés de comprimento, data de 1967. Na sua construção, nos estaleiros de João Brites, em Lisboa, foram usados os desenhos da Americana Chris-Craft.

O ‘Pipadouro II’ está equipado com modernos sistemas de segurança e tratamento de resíduos, tendo sido todo adaptado para que voltasse a ter o conforto e o glamour dos anos 60

Na sua construção original foram usados os desenhos da famosa marca Americana Chris-Craft e foi construído todo em madeira nos estaleiros de João Brites, em Lisboa.

Quando adquirido pela Pipadouro Vintage Wine Travel, foi sujeito a uma profunda intervenção. A responsabilidade do trabalho ficou a cargo dos estaleiros Jaime Costa & F.os sediados em Sarilhos Pequenos, na Moita, que desde 1955  restauram e constroem ‘Canoas à vela’, barcos tradicionais em madeira do rio Tejo.

Este bonito e confortável barco foi inicialmente de uma família Portuguesa que usava o Barco para lazer no Estuário do rio Tejo. Tinha uma cabine de proa para um casal, uma sala interior que se convertia em quarto e uma casa de banho.

Construído nos anos 60 do século XX, servia de barco de recreio. Em 1987 foi adquirido e restaurado por uma empresa de Gás, tendo sido reconvertido para o transporte de clientes e administradores dessa empresa. No ano de 2007, a Pipadouro Vintage Wine Travel adquiriu este barco, designando-o “Pipadouro II”.

Existe informação de um segundo barco ‘gémeo’, que se encontra ainda a navegar.

Saber mais